O WordCamp é o orgasmo da comunidade WordPress… e o de Lisboa será especial

“Marcar um golo é como ter um orgasmo.”
Fernando Gomes

O WordCamp é o momento máximo de uma comunidade WordPress. Se tivéssemos de usar uma metáfora como aquela que o bi-bota um dia fez em relação ao futebol e ao seu climax, já sabemos qual seria. Está no título do artigo.

Se nunca estiveste num WordCamp podes ter a tentação de pensar que é apenas uma conferência onde umas pessoas falam sobre WordPress, software, plugins, sites, enquanto outras escutam. Em parte é isto. Mas só numa pequena parte, porque um WordCamp não é um comício, é muito mais que isso.

É um evento para juntar uma comunidade de utilizadores de WordPress. De todo o tipo, desde os iniciados aos avançados. Fazemos sempre questão de realçar este aspecto porque é mesmo assim.

É um espaço para conhecer pessoas novas, rever amigos, partilhar ideias e informação sobre WordPress mas também sobre outras coisas que te entusiasmam. Obter inspiração e motivação e, ainda, oferecer alguns incentivos e opiniões.

Há espaço para tirar dúvidas e para aprender. Há também espaço para contribuir. Não apenas no segundo dia do evento, o Dia do Contribuidor, mas sempre. A começar já hoje.

Precisamos da tua ajuda

O WordCamp Lisboa 2015 vai permitir dar um novo impulso à concretização do novo website oficial da Comunidade Portuguesa de WordPress (CPW). É um objectivo que tem alguns anos.

No WordCamp do Porto, em Novembro de 2013, iniciamos o processo que deveria conduzir a essa nova presença online da CPW. Um website bem diferente daquele que é hoje.

Por um conjunto de razões, apesar de alguns trabalhos efectuados com essa missão, o processo não chegou ao fim. Ficou em pausa até agora. Queremos, pois, fazer crescer a semente que há cerca de ano e meio plantamos. E queremos a tua ajuda. Mais: precisamos da tua ajuda. Porque a CPW também és tu.

No WordCamp Lisboa 2015 vamos falar sobre o novo website nos dois dias. No primeiro dia vamos, entre outras coisas, lançar-te o repto de o ajudares a construir. No segundo dia vamos reiniciar o processo. Definir esquemas e designs, distribuir tarefas, estabelecer métodos de trabalho e prazos.

Como, em rigor, o WordCamp já começou, optamos por lançar-te já um desafio. Usa a caixa de comentários abaixo para nos dizeres o que pensas sobre o próximo website da CPW:

  • O que deve ter?
  • Como devem os conteúdos ser organizados?
  • Quais as suas prioridades?
  • Estás disponível para ajudar a criar o próximo site da comunidade?
  • Se sim, como achas que podes ajudar?
  • Em que aspectos te sentes confortável para ajudar?
  • Outros aspectos que consideres importantes.

Queremos ter um extraordinário website da CPW mas sabemos que só será possível se contarmos com a tua ajuda voluntária e descomplexada.

Diz-nos o que pensas sobre o assunto e na grande festa do WordPress em Portugal vamos dar um empurrão definitivo à nova “casa” da comunidade portuguesa.

Sobre Jose Freitas

I help small and medium businesses to create communication strategies to have more customers and make more sales. WordPress sites are always in the center of the ecosystem. For 25 years I was a journalist. I'm a committed advocate of WordPress community as a way to change the world. One site at a time. Using WordPress since 2008.