Speakers

Organizers note: You can enter content for this page in the Speakers menu item in the sidebar.

Susana Salgado

Susana Salgado

Susana Salgado trabalha em User Experience (UX) e está dedicada sobretudo à estratégia e análise dos projectos em que participa. A sua missão é fazer crescer esta área de competência, dentro e fora da log, a empresa onde é responsável pela equipa de UX.

Formada em Psicologia, acredita que os vários anos que passou a trabalhar em áreas bem distintas foram essenciais para que hoje, trabalhe naquilo em que acredita e que a apaixona.

O último side project que concebeu com a equipa: uxcollection.io. Uma ferramenta especialmente desenvolvida por profissionais a pensar na comunidade de UX.

No WordCamp Lisboa vai falar sobre UX, os problemas e os desafios desta área, os problemas reais que enfrentamos nos projectos e como os tentamos resolver.

Twitter: susanasalgado

Rocío Valdivia

Rocío Valdivia

Rocío Valdivia é espanhola, engenheira de software e apaixonada pelo software livre, tecnologia, viagens e desafios pessoais.

Adora cada dia que trabalha no Mailpoet. É especialista em BuddyPress, uma ferramenta para desenvolver redes sociais.

Tem experiência como consultora WordPress e programadora freelance.

Faz parte da equipa de tradução para espanhol no GlotPress, onde traduz o WordPress para espanhol. É administradora dos fóruns do BuddyPress. Co-organiza o WordCamp Sevilha. É co-autora de “WordPress para Dummies” (2012). Apresenta em conferências e seminários.

No WordCamp Lisboa vai falar-nos sobre “freemium” como a chave para um melhor suporte gratuito.

Twitter: rociovaldi

Marcel Schmitz

Marcel Schmitz

Com experiência profissional desde 1998 como programador web, realizou vários projetos em WordPress desde o lançamento da versão 1.2 em 2004.

Hoje é programador iOS e CTO da empresa hellodev, responsável pela equipa de desenvolvimento mobile, onde desenvolvem, entre outras soluções, aplicações móveis que utilizam web services. A sua experiência em desenvolvimento mobile começou em 2011 e tem até à data 4 aplicações publicadas na App Store.

No WordCamp Lisboa, Marcel Schmitz vai abordar como integrar o WordPress no desenvolvimento para mobile. E não deve deve deixar de lado alguns dados sobre o WP REST API.

Twitter: schmitzoide

Franz Vitulli

Franz Vitulli

Franz Vitulli trabalha como especialista em marketing de produto na Human Made, uma agência WordPress e parceira WordPress VIP. É a agência responsável por projectos como a Happytables, WP Remote e BackUpWordPress.

Franz é o responsável pelo suporte dos utilizadores do Happytables, além de tratar da formação, documentação, actualizações nas redes sociais e outras actividades de marketing.

Italiano de nascimento, reside no Reino Unido desde há três anos. Quando não está à frente do seu computador, Franz pode ser encontrado a tocar baixo ou a beber chá  Earl Grey.

No WordCamp Lisboa vai falar-nos sobre a sua experiência pessoal de como melhor trabalhar de forma remota em espaços de co-work, uma opção de cada vez mais utilizadores WordPress.

Twitter: franzvitulli

Ana Aires

Ana Aires
A Ana Aires é sócia da WidgiLabs, uma empresa portuguesa com foco exclusivo WordPress.
Começou a usar o WordPress em 2004 e desde então tem acumulado muita experiência. É obcecada com controlo de qualidade e com os níveis de felicidade dos seus clientes.
Quando não está a trabalhar, ler é a sua tarefa favorita.
No WordCamp Lisboa vai falar-nos de regras básicas ao escolher Temas e Plugins WordPress.

Marco Pereirinha

Marco Pereirinha

Marco Pereirinha abandonou o seu CMS e rendeu-se aos encantos do WordPress por volta de 2010. Membro activo da comunidade Portuguesa, organizou e participou como orador em diversos encontros sobre o WordPress. Foi também co-organizador do WordCamp Porto 2013. Tem ainda disponíveis 2 plugins no repositório do WordPress.Profissionalmente, exerce funções de developer (remotamente desde 2013) para a Metronet em Oslo, agora Neolab by Knowit.

Vai falar-nos sobre o design de conteúdos.

José Freitas

José Freitas

Jornalista de profissão, aficionado de WordPress desde 2008, que utiliza em projectos pessoais e colaborativos. Costuma dizer que é o ‘cajuda’. Ajuda em traduções, ajuda em implementações, ajuda nos conteúdos.

É editor do WP Portugal, site da Comunidade Portuguesa de WordPress.

No WordCamp Lisboa vai abordar os desafios futuros da comunidade e lançar um desafio a todos.

Twitter: josefreitas

Luís Rodrigues

Luís Rodrigues

Engenheiro da web, aventurou-se no WordPress quando do ‘Grande Êxodo do Movable Type de 2004’, como lhe chama.  Ainda nesse ano, quando o WordPress servia apenas para blogues, usou-o para publicar uma revista.

Hoje, já não lhe basta a criação de “mais um site WordPress”. Trabalha na log, onde se dedica a aperfeiçoar os processos de desenvolvimento da equipa e a evangelizar o uso de JavaScript no desenvolvimento para WordPress.

No WordCamp Lisboa 2015 vai contar como desenvolveu um ‘starter theme’ em JavaScript, com a framework Backbone.Marionette, e que usa a nova WP REST API para apresentar os conteúdos de um site WordPress.

Twitter: goblindegook

Nikolay Bachiyski

Nikolay Bachiyski

Nikolay Bachiyski transporta mais de dez anos de experiência de WordPress. Trabalha para a Automattic a partir de Sofia, Bulgária.

Com o avolumar da expectativa em redor da chegada ao core da REST API, Nikolay vai apresentar o React.

“Muito raramente uma única ferramenta ou livraria tem um impacto tão grande e podemos vê-la em primeira mão enquanto desenvolvíamos o novo front-end do WordPress.com (que é baseado no REST API)”, salienta Nikolay.

Uma apresentação que aponta ao futuro próximo do WordPress.

Twitter: nikolayb

Ana Botha

Ana Botha

Ana Botha estreou-se em 2005 com o seu primeiro blog em WordPress. Desta experiência e formação, surgiram outros trabalhos na área de web design e SEO, que impulsionaram a sua carreira profissional.

Hoje é freelancer na área de desenvolvimento de sites e marketing digital.

Em 1994 estudou Comunicação Social na Universidade Católica de Lisboa e em 2001 Psicologia Aplicada no ISPA, em Lisboa.

Em 2009 desenvolveu trabalhos de web marketing e SEO para a Bidline Auctions, empresa de leilões em África do Sul.

Seguindo os vários eventos e conferências sobre Google e WordPress, foi convidada a trabalhar numa multinacional de leilões, AUCOR SA. As coisas correram bem e, em 2010, foi promovida: ascendeu aos quadros do departamento central de marketing.

Actualmente tem desenvolvido vários projetos em WordPress, sendo na sua grande maioria sites de comércio electrónico.

No WordCamp Lisboa propõe-se partilhar a experiência e conhecimentos adquiridos no mundo do WordPress e marketing digital (SEO & SEM).

Twitter: Annaki3

Nemanja Aleksic

Nemanja Aleksic

Nemanja Aleksic usa WordPress há muitos anos mas só se apaixonou, pelo WordPress e pela sua comunidade, quando começou a trabalhar como Customer Happiness Engineer na ManageWP.

Tendo começado numa posição de suporte aos clientes e tendo crescido para um lugar de Growth Engineer obteve uma perspectiva única do ciclo do vida dos produtos WordPress e o real significado de um desenvolvimento e suporte adequados.

Nemanja chega da Sérvia para falar sobre suporte, em concreto para abordar a experiência de quem lidera uma equipa com mais de duas dúzias de plugins disponíveis, entre gratuitos e premium.

Twitter: @kouteki_

Leo Xavier

Leo Xavier
Designer durante o dia, programador à noite. Dono da Quodis, um estúdio topo de gama especializado em experiência do utilizador e interface de utilizador, com 13 anos de existência. CTO da publicação digital de maior crescimento em Portugal, o Observador, coordena a equipa de design e desenvolvimento. Organizador do LXJS 2014. É fundador e gestor do Liberdade 229, o mais antigo espaço de cowork de Lisboa.

No WordCamp Lisboa 2015 Leo Xavier vai abordar o processo de criação do Observador. E não só.

Twitter: @lxvr